top of page

Como Escolher o Melhor Tapete de Yoga

Tudo sobre material, tamanho, sustentabilidade e preço

Foto: Gaia Vani


A escolha do seu tapetinho de Yoga tem grande impacto sobre a sua prática. Costumo dizer que se o yogamat for bom mesmo você nem vai lembrar que ele está lá. Mas se ele for ruim, será um grande desafio se concentrar, sustentar os asanas e relaxar – nada que não vá servir de aprendizado sobre foco e desapego, mas que tal criar um cenário favorável para sua prática pessoal?


Apesar dos studios terem tapetes a disposição dos alunos, sempre indico que cada um adquira o seu, por uma questão de higiene, energia e hábito. O yogamat é o seu pequeno templo, uma ferramenta que irá te proporcionar o suporte e o acolhimento necessários para sua jornada dentro de si mesmo, então vale a pena investir em um de boa qualidade! Além do mais, tendo o seu em casa, qualquer hora é propícia para praticar e é mais provável que você consiga inserir o Yoga na sua rotina.


É importante ter em mente que um bom yogamat é aquele que:

Te isola termicamente do chão;
Sustenta as forças de contraste das posturas sem que você escorregue;
Traz firmeza e conforto para os apoios do corpo;
É ecologicamente correto: reciclável, biodegradável e não libera químicas ou toxinas;

Novo no Yoga? Então não deixe de conferir



Levando isso em consideração, separei alguns aspectos importantes que você também deve observar ao escolher o seu tapetinho ideal:


Dimensões


Os tapetes de Yoga costumam ter o seguinte tamanho 1,83m x 61cm x 0,5mm (comprimento, largura e altura). Dentre as variações, a grandeza que mais muda é a última, que diz respeito a espessura.


No mercado você vai encontrar tapetes mais finos – de 1,5mm – que visam ser portáteis; até produtos com 10 a 12 mm; cuja proposta é trazer um conforto maior para os apoios do corpo durante a prática (em contrapartida a superfície fofa torna as posturas de equilíbrio mais desafiadoras).


Na hora de escolher, você deve refletir sobre o que é mais importante num mat para você. Portabilidade? Conforto? Na dúvida, até hoje, todos os meus tapetes foram de espessura média e acho que esta é uma escolha equilibrada.


Se você é muito alto ou tem ombros largos, é interessante estar atento a proporção entre o seu corpo e o tapete. É muito desconfortável ficar com os pés, cabeça ou braços para fora do mat na hora do relaxamento e nas posturas deitadas. Caso os produtos presentes no mercado não te atendam, vale usar a seguinte área de medida: deite confortavelmente e meça 1 palmo fechado para cima, 1 para baixo, 1 para a esquerda e 1 para a direta - esta é a margem para uma prática segura. O segundo passo é procurar lojas especializadas em borracha que tenham uma peça neste formato que você mediu; aqui embaixo te mostro as vantagens e desvantagens dos materiais disponíveis por aí.



Materiais


Existe uma variedade grande de materiais que compõe os tapetinhos de yoga, dentre os mais comuns estão o pvc, nbr, o tpe, o eva e as fibras naturais.


  • PVC

tapete de yoga roxo
tapete de yoga de pvc

Vantagem

Fácil de encontrar, barato, grande variedade de cores e modelos disponíveis no mercado.


Desvantagem

Além do material não ser reciclável ou biodegradável, os tapetes possuem poros mais abertos. Isso dificulta a higiene, pois eles demoram para secar quando são molhados (por suor ou lavagem), aumentando a presença de fungos e bactérias.


Além disso, esse material não é muito resistente às pressões opostas da prática, com o tempo ele começa a esgarçar e esfarelar, o que o faz perder pontos no quesito sustentabilidade. Uma ótima opção para compensar essa falta de durabilidade é reciclá-lo, dando uma outra função quando ele já não servir mais para Yoga – calço de móveis, caminha de cachorro, tapete para áreas de cozinha, serviço, carro e o que mais a sua criatividade pensar.


Hoje já estão chegando às lojas online opções de yogamats em pvc ecológico, mas fique atento para essa especificação, pois a maioria disponível ainda é de pvc normal.



  • NBR


Vantagem

Sua espessura grossa é super confortável, ideal para quem é mais magro e costuma sofrer com os apoios dos joelhos no chão durante a prática. O preço para esse tipo de tapete hoje é médio, nem caro, nem barato.


Desvantagem

O que você ganha de conforto você perde no

quesito equilíbrio: nos asanas em um pé só ou

sobre as mãos os apoios afundam muito,

comprometendo a estabilidade. Além disso,

este não é um material reciclável.



  • TPE

tapete de yoga tpe azul
tapete de yoga em tpe

Vantagem


Uma das boas surpresas que encontrei recentemente foi o tapetinho de TPE + Cortiça. Além de ter um design super natural, ele também é leve, deixa os apoios do corpo bem confortáveis e tem uma aderência muito boa!


Desvantagem

Preço um pouco mais elevado. O que você pode driblar comprando atacado junto com os outros amigos yogins.








  • EVA

tapete vermelho em eva
tapete de yoga de eva

Vantagem

Fácil de encontrar, barato, muitos formatos e cores disponíveis.


Desvantagem

Além de não ser um material ecológico, o EVA tem algumas problemáticas: quando muito grosso, ele torna-se macio demais, comprometendo o equilíbrio durante as posturas; quando em espessuras menores, ele se torna elástico demais, além de não ter boa aderência.



  • Fibras Naturais

tapete de yoga de juta
tapete de yoga de juta

Os materiais naturais mais comuns na fabricação de yogamats são o algodão e a juta.


Vantagem

Os tapetes desse tipo não passam por nenhum tipo de processamento, sua composição é 100% o material de origem. A aderência durante a prática é muito boa, a utilização de mats de algodão – por exemplo – é indicada para aqueles praticantes que suam muito durante as aulas. Outra alternativa para os praticantes que transpiram muito são os tapetes com tecnologia de absorção de água.


Desvantagem

Como são fibras rústicas e integrais o toque do tapete é bem áspero. Outra questão a se observar é o preço, produtos desse tipo demandam um investimento

maior, estando na faixa de R$300/500.

tapete de yoga 100% algodão
tapete de yoga de algodão











Modalidade

  • Ashtanga, Vinyasa, Hot Yoga

Para práticas mais dinâmicas com muito movimento e transpiração, o ideal é utilizar tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico. Se você costuma transpirar muito, você pode também colocar uma toalha antiderrapante por cima do tapete.


  • Hatha, Ayengar

Práticas de maior permanência pedem tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico de espessura igual ou maior a 4mm.



Preço


Em ordem crescente de preço de materiais:


EVA > NBR > PVC > TPE > Fibras naturais



Durabilidade


Em ordem crescente de durabilidade dos materiais:


EVA > NBR > PVC > TPE > Fibras naturais



Peso


Em ordem crescente de peso dos materiais:


EVA > NBR > Fibras naturais > PVC > TPE


Espero que essas informações tenham sido úteis para te ajudar na escolha do seu tapetinho ideal.


Depois de adquiri-lo, dê uma olhada no


Boas práticas, Namastê.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page