• Lucas Leierer

Os Benefícios do Yoga



Hoje em dia os benefícios do Yoga são amplamente divulgados como um dos remédios mais eficazes contra os males do modo de vida moderno.

Investir em autocuidado e autoconhecimento é eficiente para minha saúde?
Yoga emagrece?
Quais os benefícios comprovados do Yoga?

Estes e outros questionamentos serão esclarecidos neste texto! Nele você vai encontrar diversos benefícios do Yoga na saúde da mente e do corpo, tanto aqueles comprovados cientificamente quanto empiricamente - através da experiência prática. Lembrando que na visão yogue não há separação entre mente-corpo-alma, porém ela será usada aqui para facilitar o entendimento por parte da nossa forma ocidental - mais analítica - de pensar.


É comum ter muitas perguntas acerca dos benefícios do Yoga, principalmente por quem está iniciando o sadhana - a sua prática pessoal. Todo caminho novo nos leva a vivenciar a incerteza, o que é um processo completamente normal. Conforme desenvolvemos disciplina e perseverança, vamos colhendo cada vez mais os frutos dessa caminhada - podendo observar as dúvidas se dissolvendo e presenciando as transformações passando , do tapetinho, para todos os âmbitos da nossa vida.


Conforme você vai se dedicando progressivamente aos Asanas - as posturas físicas, sua consciência corporal se desenvolve e você acabará percebendo algumas mudanças acontecendo:


  • Aumento na mobilidade geral do corpo: ganho de flexibilidade muscular e amplitude de movimento nas articulações;

  • Mais energia e disposição para as atividades da vida diária;

  • Diminuição do risco de lesões por outras atividades físicas;

  • Tônus muscular aumentado;

  • Postura mais firme e segura;

  • Redução de dores no corpo;

  • Aumento na imunidade;

  • Melhora no equilíbrio;

  • Maior gasto calórico, melhorando sua composição corporal e diminuindo as chances de desenvolver dislipidemias, doenças cardiovasculares e metabólicas;

  • Melhora na qualidade do sono e nas relações sexuais.


Aprofundando-se nos Pranayamas - exercícios de respiração, observará mudanças gigantes acontecendo no seu interior:


  • Desenvolverá um estado de mente mais clara, focada, serena, amistosa e pacífica;

  • Descobrirá uma ferramenta ideal para as horas que a ansiedade quiser dominar, ou para quando surgirem aqueles pensamentos indesejados que nos causam respostas fisiológicas destrutivas e/ou comportamentos que não queremos mais repetir;

  • Facilidade para vivenciar o momento presente e perceber valor nas coisas pequenas e simples.


Mantendo acesa a chama dos Yamas e Nyiamas - os valores éticos do Yoga, observará gigantes mudanças acontecendo nas suas relações com você e com o mundo:


  • Pensamentos e atitudes altruístas, buscando alinhar seu senso de propósito pessoal ao coletivo (sociedade, natureza);

  • Desenvolvimento de virtudes;

  • Calma, harmonia e gentileza nas relações;

  • Maior conexão com a energia da vida que está no presente;

  • Maior controle e consciência das suas reações e padrões de comportamento;


Encontrando sua maneira de meditar – e principalmente descomplicando a ideia que se tem dessa prática – deixará para trás medos, frustrações, incertezas e começará a curtir ficar na sua própria presença, sintonizando-se mais com a sua intuição.


Uma voz que vem de dentro e que te levará pelos caminhos mais iluminados do seu interior, te mostrando sua verdadeira natureza essencial de paz, plenitude e contentamento. Te aproximando, cada vez mais, da sua missão nessa existência e reafirmando sua caminhada evolutiva nos valores da simplicidade, bondade, caridade e humildade.

Se, mesmo assim, ainda tem aquela incerteza pairando na sua cabeça, preparamos uma listagem por temas com alguns benefícios comprovados do Yoga, ideal para aquelxs com olhar um pouco mais voltado para o lado da ciência. As evidências são resultado de uma ampla pesquisa em artigos médicos dentro de um dos mais relevantes bancos de dados do mundo, o PubMed (*a lista detalhada dos títulos você encontra ao final do post).


Câncer – As recomendações para minimizar o mal-estar oriundo dos tratamentos de quimio e radioterapia (inclusive questões psicológicas que possam porventura surgir no processo) incluem a prática de Yoga, Meditação e Relaxamento;


Emagrecimento – Yoga auxilia na perda de peso! A prática de oito semanas conseguiu diminuir o Índice de Massa Corporal (métrica utilizada como indicativo de padrões prejudiciais de peso), além da circunferência da cintura (também correlacionada com algumas comorbidades ligadas ao excesso de peso);


Diabetes – Dois meses de prática de Yoga para 41 indivíduos conseguiram diminuir os níveis de glicose sanguínea, além de diminuir a tolerância à insulina (ou seja, fica mais fácil remover o açúcar do sangue e enviar para as células);


Diabetes Gestacional – Oito semanas de Yoga conseguiram reduzir os níveis de glicose em gestantes que apresentavam o quadro de Diabetes Gestacional A1, o tipo mais leve;


Ansiedade e Depressão na Gravidez – Apenas vinte minutos diários de práticas leves de Yoga durante aproximadamente 22 semanas de gestação foram responsáveis por diminuírem os sintomas de ansiedade em 92 grávidas que sofriam de depressão;


Doenças Cardiovasculares – Asanas, meditação e relaxamento foram responsáveis por uma grande diminuição no risco de doenças cardiovasculares;


Dor Lombar – Lombalgia é uma das maiores causas de incapacidade para tarefas do dia-a-dia no mundo atualmente. Três meses de posturas físicas do Yoga, pranayamas e relaxamento foram responsáveis pela diminuição na frequência e intensidade das dores;


Colesterol – Dois meses de Yoga foram responsáveis pela diminuição do colesterol total e do colesterol ruim nos praticantes;


Pressão Arterial – Um estudo encontrou uma diminuição aguda (ou seja, na hora da prática) da pressão arterial durante sessões de Respiração Alternada. Outro estudo encontrou uma diminuição crônica na pressão arterial sistólica após dois meses de Yoga;


Depressão – É uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas em escala mundial. Uma intervenção de 12 semanas de Asanas e Pranayamas conseguiu reduzir drasticamente os sintomas da doença;


Estresse Pós-Traumático - Essa é uma das maiores causas de suicídio no mundo. Um estudo utilizou exercícios respiratórios e meditação com veteranos das guerras do Iraque e Afeganistão que sofriam de estresse pós-traumático e encontrou melhoras em questões sintomáticas e psicofisiológicas relacionadas à desordem;


Estresse Crônico - Temos um post inteirinho sobre esse tema AQUI.


Agora que você já conhece os benefícios dessa filosofia milenar, que tal experimentar algumas das aulas gratuitas do site?


Boas práticas,


Namastê.


* "Metabolic and Ventilatory Changes During and After High-Frequency Yoga Breathing", Department of Yoga Research, Patanjali Research Foundation, Haridwar, India; 2015.

* "Effect of Regular Yoga Practice on Respiratory Regulation and Exercise Performance", Zurich Center for Integrative Human Physiology(ZIHP), University of Zurich, Winterthurerstrasse, Zurich, Suiça, 2015;

* "Breathing-Based Meditation Decreases Posttraumatic Stress Disorder Symptoms in U.S. Military Veterans: A Randomized Controlled Longitudinal Study", Journal of Traumatic Stress, 2014;

* "Blood Pressure and Heart Rate Variability during Yoga-Based Alternate Nostril Breathing Practice and Breath Awareness", Department of Yoga Research, Patanjali Research Foundation, Haridwar, India; 2014;

* "Yoga in Rheumatic Disease"; Department of Health and Human Services UA, 2015;

* "A Randomized Controlled Trial to Assess Pain and Magnetic Resonance Imaging-Based (MRI-Based) Structural Spine Changes in Low Back Pain Patients After Yoga Practice", Department of Yoga Research, Patanjali Research Foundation, Haridwar, India; 2015;

*"Tai chi/yoga reduces prenatal depression, anxiety and sleep disturbances", National Institute of Health; 2014;

* "The Efficacy and Safety of Yoga in Managing Hypertension", Department of Internal and Integrative Medicine, Kliniken Essen-Mitte, Faculty of Medicine, University of Duisburg-Essen, Essen, Germany, 2014;

* "Yogic breathing when compared to attention control reduces the levels of pro-inflammatory biomarkers in saliva: a pilot randomized controlled trial", BMM Complementary and Alternative Medicine, 2016;

* "Changes in Autonomic Variables Following Two Meditative States Described in Yoga Texts", THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE, 2011;

* "An Explorative Study of Metabolic Responder to Mental Stress and Yoga Practices in Yoga Practitioners, Non-Yoga Practitioners and Individuals With Metabolic Syndrome", BMC Complementary Alternative Medicine, 2014;

* "Adiponectin, Leptin, and Yoga Practice", National Institute os Health, 2013;

* "Clinical Practice Guidelines on the Evidence-Based Use of Integrative Therapies During and After Breast Cancer Treatment", A Cancer Journal for Clinical, 2017;

* "Treatment of Major Depressive Disorder with Iyengar Yoga and Coherent Breathing: A Randomized Controlled Dosing Study", THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE, 2017;

* "The effects of mindfulness eating and yoga exercise on blood sugar levels of pregnant women with gestacional diabetes mellitus", 2014;

* "A Yoga Intervention for Type 2 Diabetes Risk Reduction: a Pilot Randomized Controlled Trial", BMC Complementary and Alternative Medicine, 2014;

*"Framingham Risk Score and Estimated 10-Year Cardiovascular Disease Risk Reduction by a Short-Term Yoga-Based Life-Style Intervention", The Jounal of Alternative And Complementary Medicine, 2016.

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