top of page

Áudio: Meditação Matinal



O período da manhã é o momento mais potente na construção de uma rotina harmoniosa. Com a prática da meditação matinal, o corpo e a mente já despertam relaxados e concentrados no aqui e agora, e isso proporciona uma série de benefícios para seu bem-estar e satisfação pessoal no decorrer das atividades cotidianas.


Nesse texto, você vai conhecer quatro vantagens trazidas pela meditação matinal e como ela pode te ajudar a realizar suas tarefas com maior leveza e assertividade. Ao final do post, você encontra um áudio de meditação guiada para te ajudar a iniciar esse hábito agora!



Concentração no momento presente


Uma das maiores dádivas da meditação é o poder que ela proporciona de trazer a mente, o corpo e o espírito para o aqui e agora.

Através da prática constante e disciplinada da meditação matinal você se conecta com a importância de criar hábitos positivos para sua saúde e se concentra melhor nas situações que estão acontecendo no momento presente, sem se lamentar tanto pelo passado nem se preocupar exageradamente com o futuro.

É por isso que a meditação auxilia nos sintomas de ansiedade, falta de concentração, depressão, desânimo e demais condições desafiadoras. Quando você entra em estado meditativo logo pela manhã, torna-se mais natural viver o resto o dia nessa mesma frequência: organizada e leve.



Relações mais equilibradas e saudáveis


Praticar a meditação no período matinal faz com que você desenvolva sua inteligência emocional; começando o dia sintonizado com as frequências de paz, tranquilidade e concentração, e isso proporciona relações mais equilibradas e saudáveis com as outras pessoas.

O autoconhecimento trazido pelo estado meditativo te ajuda a ter consciência de suas próprias emoções, de seu centro interior. Essa clareza, pouco a pouco, vai dissolvendo os desafios de convivência - na medida em que você se torna mais equânime, tranquilo e capaz de resolver os conflitos com sabedoria e objetividade.



Assertividade nas decisões


Quando você cria o hábito de meditar diariamente pela manhã, a concentração e a disciplina trazidas por essa prática te auxiliam na tomada de decisões ao longo do seu dia.

Se você tem compromissos importantes como apresentações, provas, entrevistas ou trabalhos longos, a meditação matinal te auxilia a entrar em contato com sua natureza equilibrada, e isso faz com que os níveis de estresse e ansiedade causados pela rotina se atenuem.

Assim, a meditação proporciona a capacidade de trabalhar tanto os seus aspectos internos e pessoais quanto os aspectos que vêm de fora - como o campo profissional, a rotina, as tarefas de casa, etc. Inicialmente, o trabalho é focar na respiração; e esse exercício, conforme se torna um hábito, vai evoluindo para aspectos mais sutis e eficientes da gestão do estresse.



Maior contato com a espiritualidade


Ao contrário do que grande parte das pessoas acredita, a espiritualidade não está diretamente relacionada com religiões, imagens e templos. Conectar-se com seu espírito possui o significado muito mais amplo de entrar em contato com seu ser, seu próprio espaço sagrado - tornar-se capaz de ouvir a si mesmo e estar em paz com seus pensamentos e emoções. Começar o dia meditando é uma maneira de contemplar a grandeza desse universo interno - trazendo maior segurança e tranquilidade para seguir com as tarefas que precisam ser realizadas.


Através da prática constante e disciplinada da meditação, você fica cada vez mais familiarizado com seus sentimentos e percepções, e isso faz com que, a partir da sua essência, você seja capaz de potencializar as suas habilidades e transcender o que precisa ser melhorado - num verdadeiro processo de auto aprimoramento.



Conheça mais benefícios da meditação e insira essa e outras práticas de qualidade de vida em seu cotidiano inscrevendo-se na nossa Turma Online de Yoga.


Namastê,

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page