4 Sinais de que você precisa de um descanso



Atualmente, nossa rotina está cada vez mais atribulada. Trabalho, estudo, tarefas de casa... É bem comum a sensação de que o tempo que temos não é mais suficiente para dar conta de tudo.


Mas já foi a época em que esse estilo de vida "sempre ocupado" era glamourizado; hoje, sabendo das diversas doenças causadas pelos estresse e os efeitos prejudiciais de uma rotina sobrecarregada, cresce a cada dia o número de pessoas buscando viver de maneira mais equilibrada, leve e saudável.


Em nome da eficiência e da produtividade, muito de nossa natureza cíclica, emocional e sensível foi suprimida até aqui. E parte da retomada da nossa saúde está na habilidade de se auto observar e cuidar. É preciso olhar para dentro e compreender os limites do nosso organismo e atentar aos sinais que nos são dados é uma forma importante de se precaver. Veja se você tem sentido se sentido assim:



Cansaço permanente


Tal como o corpo, nossa mente também trabalha intensamente, o que faz com que nosso cansaço não seja apenas físico, mas também mental. Sentir-se cansado é comum depois de um esforço prolongado ou um dia cheio de atribuições; mas observe: se essa for uma condição frequente que não se dissolve depois de alguns momentos de folga - cultivando sempre a sensação de que não descansou o suficiente - é preciso investigar mais a fundo.



Mau humor, irritabilidade


A sobrecarga mental não se limita apenas ao cansaço do corpo e da cabeça, mas também afeta diretamente o nosso humor, comprometendo nossa inteligência emocional. Com isso, se você sente que está sempre a ponte de explodir, intolerante, irritado (inclusive diante de situações corriqueiras) ou descontando raiva nas pessoas que você gosta, aí está mais um recado interior de que você está precisando de uma pausa para se recuperar.



Desânimo


O desânimo é outra consequência comum de quando não atendemos ao pedido do nosso corpo. São aqueles momentos em que você não sente prazer em fazer nada, nem mesmo naquelas coisas que você tanto gostava. A falta de energia e interesse ultrapassa as barreiras do trabalho e atinge, até mesmo, as reuniões com os amigos, a leitura e a sua programação favorita da TV.



Dificuldade de concentração


Com sua mente sobrecarregada com tantas atividades e pensamentos simultâneos, manter a concentração torna-se cada vez mais difícil. Você se distrai e se perde completamente nas conversas e tarefas. Tal sobrecarga provoca falhas de memória e concluir as coisas que você tinha se proposto a fazer torna-se um desafio enorme.



E agora, o que fazer?


Seu corpo está falando. É preciso reconsiderar o estilo de vida que você tem levado até aqui. Não tenha medo de pisar no freio e tirar períodos maiores de descanso, lazer e ócio. É hora de fazer algo por você. Acima de tudo, é importante aprender a relaxar, criando espaços livres de qualquer tipo de demanda, ação programada, estímulo ou hiper atividade. Esteja atento aos seus gargalos de energia - aquilo que te suga mais do que te revigora; e tenha certeza de cercar-se de relações que te nutrem positivamente, assim como de alimentos e atividades saudáveis.


O Yoga tem algumas chaves muito importantes que podem te ajudar a recuperar seu centro, sua vitalidade. A prática de posturas dissolve do corpo os pontos de tensão, te dando a oportunidade de estar em contato com tudo que você andou reprimindo nos últimos tempos - e como isso tem se refletido nos seus músculos, ossos e pensamentos.


O relaxamento tranquiliza e revigora. E a meditação traz clareza e consciência para o momento presente, desfazendo - aos poucos - a ansiedade, e ensinando sobre como focar e fazer uma coisa de cada vez. Nela, praticamos o silêncio e podemos observar os padrões de nossa própria mente.


Toda a filosofia do Yoga trabalha de forma inversa a essa lógica que gera o cansaço, a irritabilidade, a auto cobrança e o desânimo. Esse conhecimento é um bálsamo, um afago, um despertar para o contentamento - que te faz sentir parte de uma consciência única e amorosa; mostrando que já somos suficientes, alegres e completos. Assim, existir se torna mais leve, pois percebemos que muito do que nos aflige é externo, e a alegria é - na realidade - nossa natureza essencial.


Experimente Yoga e desfrute te todos os benefícios que ela pode te trazer. Aqui você tem acesso a aulas gratuitas e pode também se inscrever em nossa Turma Online.


Namastê,

  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
Contato

contato@juliaviegas.com.br

(21) 975283819

Todos os direitos reservados